Há um novo blogue na cidade!

segunda-feira, março 08, 2004

a grandeza que as actividades culturais possuem

“1. Actividades culturais
O Sr. Vereador deu conhecimento de algumas actividades promovidas pelo Departamento da Cultura que assumiram a grandeza que as actividades culturais possuem, algumas delas em colaboração com outros departamentos da Câmara Municipal de Coimbra, que discriminou:

- Esteve em S. Martinho do Bispo, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, na comemoração dos 74 anos do Vigor da Mocidade onde esteve também o Sr. Vereador Nuno Freitas, tendo sido anunciado um subsídio para a actividade no campo de futebol. Para a comemoração dos 75 anos, foi pedido o apoio do Departamento de Cultura que irá ser concedido.

- Também esteve na Semearrelvinhas com o Dr. Gouveia Monteiro e o Sr. Presidente, logo uma colaboração com o Departamento da Habitação no que concerne à colaboração cultural, onde esteve presente o Grupo de Cordas e Cantares a abrilhantar aquele momento de apresentação e aniversário da Cooperativa Semearelvinhas.

- Em Coimbra está um pintor vietnamita, sendo o primeiro que se desloca a Coimbra para fazer uma exposição. A exposição tem sido muito visitada e engrandecida porque é um pintor de qualidade e refere as suas capacidades e todo o trabalho desenvolvido. Isto foi apoiado por uma empresa do Concelho de Coimbra,"Quimicer", que tem relações comerciais com o Vietname, pois de outra forma era impossível trazer cerca de 30 obras que se encontram no edifício Chiado.

- Também durante a semana cultural da Universidade houve a colaboração do Departamento da Cultura e esteve presente em várias actividades.

- Referiu-se ainda a uma reunião na Quinta das Lágrimas, onde esteve presente em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, pela comemoração dos 650 anos que irá decorrer em 2005 sobre a morte de Inês de Castro. Estiveram presentes os Presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça, Montemor-o-Velho, Cantanhede e a Quinta das Lágrimas que promoveu esta reunião. O propósito é desenvolver uma actividade intensa, onde possivelmente será criada uma associação com um fim específico de tornar grandiosa e internacionalmente mais conhecida a "Inês de Castro".

- Esteve ainda em Montemor-o-Velho nas jornadas do arroz;

- No sábado à noite esteve em Torres do Mondego, no Pavilhão do Casal da Misarela. Houve o programa "Viver com a Cultura nas Freguesias" e ficou sensibilizado com a forma com que foi recebido, pois encontrava-se à entrada do pavilhão o "Grupo Rosas do Mondego". Soube que esta manifestação foi uma forma de agradecimento pelo facto de várias vezes se terem dirigido ao Departamento de Cultura e terem sido, sempre, bem recebidos e tratados.

- Referiu ainda que estão quase terminados os trabalhos de arqueologia no Adro da Igreja de Santo António dos Olivais e que os mesmos já tiveram a visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal. Hoje já recebeu o relatório preliminar sobre as escavações e, segundo este, há ali algo de importante que será divulgado na altura devida.

- No Sábado decorreu a cerimónia de descerramento das placas toponímicas de António Bentes, Egas Moniz e Lucas Pires.

Acta da Reunião Ordinária da CMC, 08/03/2004