Há um novo blogue na cidade!

domingo, janeiro 22, 2006

trepidante quotidiano

“(...) outrora, as Filarmónicas deliciavam a população citadina com concertos dominicais ou por ocasião de festividades relevantes na urbe. O coreto era o espaço e o cenário condignos, preparado para acolher esses concertos. Os conimbricenses postavam-se com agrado, junto do coreto, para ouvir as composições que as Filarmónicas ofereciam aos habitantes.
O coreto que se encontra actualmente no Parque da Cidade, Parque Dr. Manuel Braga, desde 1934, esteve colocado junto à Avenida Navarro nas proximidades da Estação Nova (Cais das Ameias) espaço designado por "Passeio Público", onde, aos Domingos, se reuniam e passavam os habitantes da cidade e mesmo visitantes. As Filarmónicas, periodicamente, valorizavam o local tocando no coreto.
(...)
Transferido para a antiga Ínsua dos Bentos, (...) possibilitou a presença de Bandas e Filarmónicas que debitavam música para os interessados, animando o local e ajudando a preencher, agradável e culturalmente, a vida da população, proporcionando uma paragem no trepidante quotidiano de cada cidadão.
Volvidos estes "longos" anos de esquecimento e abandono do coreto entendemos ser chegada a hora de voltar a animar o Parque da Cidade e de ali fazer ouvir as três Filarmónicas do Concelho, chamando a população a escutar música ao mesmo tempo que gozam a paisagem do Mondego e a beleza do jardim.
Neste entendimento, organizou-se um programa cultural, que se anexa, para os meses de Abril, Maio, Junho e Julho, com concertos de quinze em quinze dias, alternando as Filarmónicas nas actuações, e designados por "Concertos no Parque". Com início previsto para o dia 13 de Abril, sábado, às 17H00, espera-se que venham revitalizar, saudavelmente, aquele lindo espaço de Coimbra. (…)”

Acta da Reunião Ordinária da CMC, 08/04/2002.