Há um novo blogue na cidade!

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Especial correio do leitor

O MNDixit recebeu recentemente esta mensagem.
Como não temos bem a certeza se é dirigida a nós, publicamo-la aqui, para assegurar que chega ao seu destinatário.

Ex. mo Senhor:

Antes de mais cumpre-me a obrigação e devoção cumprimentá-lo e dar-lhe os sinceros parabéns pelo seu trabalho em prole da nossa autarquia.Endosso-lhe estas breves linhas, não para referenciar qualquer reparo, mas apenas para lhe abrir o meu coração:

Como residente em Coimbra há mais de vinte anos, também o meu coração foi tocado por este não sei o quê que apenas aqueles que por cá passam poderão sentir e dificilmente transcrever.
Como filho e semente do Jarmelo, também dificilmente a minha alma conseguirá fazer transmitir-lhe todos os meus sentimentos por este pedacinho de terra bem no coração e alma do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Provavelmente até agora o Jarmelo pouco mais lhe dirá; no entanto...

...neste ano dedicado a Inês de Castro e à sua breve história, por muitos lados se multiplicaram (e bem) eventos em prol de que essa porção de história não fosse ignorada... no entanto...
...como conta a história, parte dessa paixão foi também ateada e consumida por outras paragens quase sombraceiras ao mondego... e o Jarmelo foi parte integrante desses pormenores de romance e paixão (dizem que seria também um couto de caça preferido do nosso infante)
Por coincidência ou não, era também terra natal de um desses conselheiros: Pêro Coelho.
Consumado o ajuste de contas com os conselheiros, a ira de D. Pedro não se ficou por aí: à terra natal dos algozes determinou que seria aplicada igual sorte... foi destruída e arrasada; para confirmar a destrição mandou que os seus campos fossem amaldiçoadas e salgados... e assim se fez, infelizmente até aos dias de hoje.
Nesta data festiva, não é meu horizonte toldar com algumas nuvens todo o natural encanto e brilho desses eventos; apenas lhe abro o coração para de algum modo lhe transmitir que todos os outros, também involuntários sentenciados dessa parte da nossa história, sentiriam algum reconforto se dum modo ou outro fossem referenciados... (porque meu caro senhor, sofremos e continuamos a sofrer... na altura com a morte e destruição, agora com o quase completo abandono e ignorância que nos votam)...
...mas como lhe referenciei a nossa alma e coração continuam "«Acha-lo-ás mais forte que o de um touro e mais leal do que o de um cavalo»... há quem refira que Pêro Coelho teria proferido estas palavras ao algoz, já sangrando e com as costelas estilhaçadas..."

...assim, e para que a nossa página na história não se se perca apenas no passado, escrevemos também nós mais uma página: no palco real, bem junto aos nossos Paços, uma obra alusiva a toda essa paixão que retrata o final dramático do II acto.
...dos Jarmelenses para a história. Incluo no final deste texto um 'link' para a obra e um outro para a Vila...

...e por favor, e porque também sei que é da sua alma e maneira, se algum dia nos puder recordar, estes seus amigos retribuirão com o brilho dos olhos e a gratidão dos que fora do palco, mas parte activa do elenco, continuam a assistir ao drama sem que os seus nomes sejam incluídos no prospecto.

Perdoe-me se me alonguei mais do que previa. Quando o coração dita...

O abraço do Jarmelo, e por favor continue a boa obra.

Leonel Brás

Escultura "O Drama de Inês de Castro":
http://www.olhares.com/o_drama_de_ines_de_castro/foto498134.html
http://photobucket.com/albums/c169/leonelbras/Jarmelo/

Site do Jarmelo:
http://www.jarmelo.com