Há um novo blogue na cidade!

terça-feira, março 28, 2006

quase se desnuda

“Esta autora de fino recorte poético, qual musa liberta das teias do quotidiano, apresenta o seu terceiro livro "Peregrinação", editado pela Pé de Página Editores e, contendo 66 poemas.
O título, sugestivo rasga hesitações, desvenda intimidades e proclama liberdade. "Peregrinação" desenha uma multiplicidade objectiva / subjectiva de leituras, bem patente na distribuição dos poemas por quatro percursos, porém, encadeados numa linha ascensional que coroa um momento e desenvolve a descoberta de um mundo real, guardado e, agora vogando no horizonte de um pensamento profundo e essencial.
Desvendado o seu ego, Conceição Riachos perfila-se discreta no afago do sonho, agita as asas recolhidas, toma a estrada do futuro e semeia amor, expele a solidão e vive a força da partilha na essência do ser. A autora quase se desnuda na viagem ao interior de si mesma e no diálogo como os outros, com as coisas, com a poesia. (…)
Um livro que contabiliza na capa e nas ilustrações o pendor do poeta, a mão que condena e liberta o produto final da mente, a sensibilidade do coração.
Os nossos parabéns a Conceição Riachos porque partiu ‘para um mundo coeso e inteiro, onde o azul é a cor do tempo sem dor’. Um livro que brilha na densidade da literatura.”

Diário de Coimbra, 31/12/2000, citado em Peregrinações