Há um novo blogue na cidade!

segunda-feira, janeiro 30, 2006

ESPECIAL gaita-de-foles

o berço nacional dos gaiteiros
“’Somos o berço nacional dos gaiteiros’, reforça o vereador com um orgulho indisfarçável, pois é certo que o triângulo formado pelos concelhos de Coimbra, Condeixa e Cantanhede alberga mais de 200 tocadores, embora já comece a faltar quem fabrique os instrumentos.”

a aprendizagem do instrumento
“’É uma tradição da cidade o Cortejo dos Quartanistas da Universidade abrir com gaiteiros. Lembro-me que vinham tocadores de todo o País, mas agora há cada vez menos’, conta Mário Nunes, deixando perceber a nostalgia que sente quando recorda os tempos da sua mocidade.
Além disso, ‘Coimbra tem uma gaita-de-foles especial, com uma sonoridade completamente diferente e um timbre mais doce e suave que se identifica à distância’, explicou o vereador da Cultura.
Segundo Mário Nunes, apesar de a zona de Coimbra registar a maior densidade de gaiteiros do País, ‘não está a haver a natural renovação’ dos tocadores e apenas existe um fabricante de gaitas-de-foles no activo. ‘Acredito que este festival vai estimular a aprendizagem do instrumento’, afirma.”

Correio da Manhã, 26/09/2004.