Há um novo blogue na cidade!

segunda-feira, setembro 11, 2006

folclore, grupos corais, gastronomia e etnografia

“A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a promover espectáculos de fado três dias por semana. A iniciativa decorre já desde Junho e prolonga-se até ao início de Setembro. Às terças e quintas-feiras, os espectáculos têm lugar em diversos lugares da cidade, como Santa Clara, Santo António dos Olivais, Arco da Almedina, Quebra Costas e Sé Velha. A Galeria Almedina recebe fado aos Sábados.
Paralelamente, já estão a decorrer as ‘Noites de Verão’, que pretendem animar a Praça 8 de Maio e a do Comércio até 15 de Setembro. ‘Estas noites são preenchidas com folclore, grupos corais, gastronomia e etnografia’, explica o vereador da Cultura da CMC, Mário Nunes.
A Praça do Comércio vai também receber, em Agosto, a Feira das Cebolas, um evento de gastronomia e doçaria.
As artes plásticas marcam igualmente presença nestas férias de Verão, com três exposições que Mário Nunes qualifica de ‘grandiosas’. Arte sacra alusiva à rainha Santa Isabel, a evolução histórica da muralha coimbrã e vestígios arqueológicos descobertos em recentes escavações podem ser vistos no Edifício Chiado e na Torre da Almedina, até 30 de Setembro.
A arte contemporânea é ainda tema de exposição no Pavilhão Centro de Portugal. O evento tem início no final de Julho e prolonga-se até 15 de Outubro.
O vereador da Cultura salienta ainda uma outra iniciativa da CMC para este Verão, desenvolvida em colaboração com o Posto de Turismo da cidade. Trata-se do acompanhamento de grupos de turistas por voluntários ao longo da cidade, nomeadamente pelo centro histórico.”

A Cabra.net, 06/07/2006.